Os melhores telescópios são equipamentos utilizados na observação de corpos celestes que estão muito distantes e que, na maioria das vezes, não podem ser vistos a olho nu.
Sua principal função é ampliar os objetos e criar uma imagem virtual na lente do instrumento, o que possibilita a visualização de animais, plantas, planetas e estrelas.
Para os amantes da Biologia e Astronomia, que estudam os corpos celestes e investigam os fenômenos físicos e biológicos de planetas, asteroides, cometas e galáxias, esse pode ser um investimento valioso.
Esse instrumento pode aproximar as pessoas e proporcionar momentos únicos de aprendizagem, mas escolher o modelo certo pode ser desafiador, já que existem muitos disponíveis no mercado.
Para ajudá-lo a escolher o melhor tipo, preparamos um guia de compras com tudo o que você precisa saber antes de adquirir o seu produto.
Entre no grupo e fique por dentro de ofertas e promoções exclusivas em primeira mão.
Além disso, selecionamos uma lista dos melhores telescópios disponíveis. Não deixe de conferir!
Qual o Melhor Telescópio para Comprar ainda HOJE?
Celestron NexStar 5SE
Abertura | 127 mm |
Comprimento focal | 1250 mm |
Ampliação máxima | 300 x |
Descubra os segredos do universo com o telescópio NexStar 5SE da Celestron, um companheiro ideal para os entusiastas da astronomia de todos os níveis de habilidade.
Esse telescópio é projetado com a mais recente tecnologia de computador e recursos avançados, proporcionando vistas incríveis do sistema solar e objetos celestes do céu profundo.
Com um espelho principal de 12 cm, o NexStar 5SE tem capacidade suficiente para captar luz e revelar anel de Saturno, nuvem em Júpiter e até mesmo características geográficas na superfície da Lua.
Aproveite o banco de dados de mais de 40.000 objetos celestes do NexStar 5SE e o recurso GoTo para localizar automaticamente e rastrear objetos em questão de segundos.
Com um design de braço de garfo único e um tripé de aço resistente, esse telescópio é fácil de montar e desmontar, tornando-o ideal para viagens a lugares com o céu escuro.
Mas isso não é tudo, o NexStar 5SE também é compatível com uma variedade de acessórios de alta tecnologia, como o SkySync para fornecer as coordenadas GPS ao adotado ou o StarSense AutoAlign para adicionar funcionalidade de acompanhamento automático.
Celestron Newtonian AstroMaster 130EQ-MD
Abertura | 130 mm |
Comprimento focal | 650 mm |
Ampliação máxima | 300 x |
O Celestron Newtonian AstroMaster 130EQ-MD é um telescópio ideal para iniciantes em astronomia, projetado para ser poderoso e fácil de usar.
Ele vem com uma lente objetiva de vidro totalmente revestida de 130 mm, duas oculares (20 mm e 10 mm), um suporte manual equatorial alemão AstroMaster com dois botões de controle de câmera lenta e um tripé robusto pré-montado.
Além disso, você receberá o software de astronomia Starry Night Basic Edition, que inclui um banco de dados de 36.000 objetos celestes e mapas de céu imprimíveis.
Com esse telescópio, você poderá visualizar com clareza e percepção objetos celestes como Saturno, Júpiter, Lua, galáxias e nebulosas, bem como objetos na terra durante o dia. Tudo em um equipamento fácil de configurar e que não requer ferramentas.
Celestron AstroMaster 70AZ
Abertura | 70 mm |
Comprimento focal | 700 mm |
Ampliação máxima | 130 x |
O Celestron AstroMaster 70AZ é um telescópio ideal para iniciantes em astronomia que buscam explorar o Sistema Solar.
Esse é um telescópio conhecido por conferir imagens brilhantes e com excelente luminosidade, tanto da Lua, quanto de planetas, estrelas, entre outros.
Você pode navegar pelo céu com um controle Alt-Az de alça com embreagem para apontar suave e preciso. Você pode movimentar ele para cima e para baixo, esquerda e direita, para buscar pelo objeto desejado.
Entre os adicionais inclusos, pode-se citar a lente ocular de 20 mm e de 10 mm, além de um localizador Starpointer. Além disso, com as duas oculares, é possível obter ampliações diferentes para visualizações de baixa e alta potência.
O tripé de altura ajustável oferece uma plataforma estável para horas de uso seguro. Além disso, como um bônus, o kit inclui o software de astronomia Starry Night Basic Edition para simulações interativas do céu.
O software inclui um banco de dados de 36.000 objetos, mapas do céu imprimíveis e imagens aprimoradas, incluindo renderizações 3D de estrelas, planetas e galáxias.
Greika 40070M
Abertura | 70 mm |
Comprimento focal | 400 mm |
Ampliação máxima | 200x com barlow 3x |
O telescópio refrator Azimutal Greika 40070M se destaca por ser compacto e leve, além de possibilitar a entrada de quantidade satisfatória de luz.
Dessa maneira, pode-se obter visualizações do espaço ou da Terra, com excelente qualidade. Tudo com uma relação de custo benefício e uma baixa demanda por manutenções.
A portabilidade é mais uma vantagem neste modelo, que pode ser levado para onde você desejar, sempre de maneira bem prática e descomplicada.
Com a possibilidade de conferir belíssimas observações, esse telescópio conta ainda com um buscador Red Dot, uma ferramenta de vidro, que mostra um sinal luminoso vermelho quando encontra o objeto.
Greika F900X60M Azimutal
Abertura | 60 mm |
Comprimento focal | 900 mm |
Ampliação máxima | 675 x |
Entre os modelos de telescópios apresentados aqui, esse é pensado especificamente para quem aprecia a astronomia e, ao mesmo tempo, procura por um nível elevado de precisão.
Esse equipamento é simples de se usar e, entrega uma boa performance, para visualizações estáticas ou eventos celestes.
Feito com uma estrutura de alumínio resistente, o telescópio possui uma abertura de 60 mm e distância focal de 900 mm, permitindo que você tenha uma visão clara e nítida de objetos distantes.
Ademais, ele conta com um localizador (mira) de 5×24 e também com três lentes oculares. Entre elas, há uma 4 mm (ampliação 225 x), uma 20 mm (45 x) e uma 12,5 mm (72 x). Há ainda uma lente Ereta (1,5 x) e uma lente Barlow (3 x).
Se você deseja visualizar eventos celestes e procura por algo que seja prático e eficiente, essa é uma excelente alternativa.
Tomshin LQTOMSHINE14671CMS-BR
Abertura | 70 mm |
Comprimento focal | 300 mm |
Ampliação máxima | 150 x |
Com uma abertura de 70 mm e comprimento focal de 300 mm, esse modelo é capaz de alcançar uma potência máxima de 150 x, permitindo que você tenha uma visão ampliada e clara dos objetos celestes.
Equipado com 3 oculares — H20 mm, F6 mm, F12 mm — e uma ótica totalmente revestida de vidro, ele oferece maior brilho e clareza da imagem, proporcionando vistas impressionantes do espaço.
Com um prisma de aumento de 1,5 x e uma lente barlow de 3 x, você terá ainda mais capacidade de visualização, permitindo que você explore detalhes incríveis do universo.
Além disso, esse telescópio vem com um filtro de lua, que reduz o brilho e realça ainda mais os detalhes da superfície, proporcionando melhor contraste e uma experiência ainda mais envolvente.
E com seu design portátil e leve, seu filho pode carregá-lo facilmente, tornando-o perfeito para aventuras astronômicas em família.
Guia de compras
Modelo
Existem 3 principais modelos de telescópios: refratores, refletores e catadióptricos. Cada um deles possui as suas próprias vantagens e desvantagens. Veja a seguir mais detalhes:
- Telescópio refrator: a lente objetiva na extremidade do tubo provoca a refração da luz, proporcionando o foco na ocular, que fica na outra extremidade. Pela praticidade e conveniência, esse é o tipo mais comum para observação da Lua, planetas, galáxias e estrelas próximas, além de objetos terrestres em longas distâncias;
- Telescópio refletor: menos tradicional, esse modelo projeta imagens por meio de espelhos. Um fica localizado na extremidade do tubo e, ao receber a luz, a reflete para um segundo, que por sua vez, reflete a imagem para a lente ocular, posicionada em sua lateral. O mais comum desse tipo, é o telescópio Newtoniano, que apresenta grandes aberturas e imagens excelentes, além de ser relativamente leve;
- Telescópio catadióptrico: composto por lentes e espelhos, esse telescópio combina as duas possibilidades e, por isso, possui vantagens de ambos os tipos já citados. Esse tipo de telescópio apresenta maior capacidade para focalizar objetos celestes e é ideal para observação do céu profundo e dos astros. O tubo fechado do catadióptrico dispensa a necessidade de limpeza periódica, embora possa ser necessário realinhar seus espelhos.
Sistema de montagem
Existem 3 principais modelos de telescópios: refratores, refletores e catadióptricos. Cada um deles possui as suas próprias vantagens e desvantagens. Veja a seguir mais detalhes:
- Sistema Azimutal: ideal para quem busca um equipamento para observações casuais, seja da Terra ou do Espaço. Fácil de operar, pode ser movimentado para qualquer direção e pode ser usado até por crianças;
- Sistema Equatorial: esse possui uma tecnologia mais simples e requer um pouco mais de paciência. Ele tem guias que se movimentam simultaneamente e que devem ser alinhadas com o eixo celeste. Indicados para pessoas mais experientes, eles são mais pesados e robustos, dificultando seu transporte. Também são mais caros.
Abertura das lentes e espelhos dos telescópios
Se você preza pela formação de uma imagem de qualidade, deve se atentar ao diâmetro do espelho e também da lente objetiva.
Quanto melhor o equipamento conseguir captar a luz, mais fácil será para se conseguir uma imagem mais bem definida.
Diante disso, tenha em mente que lentes objetivas a partir de 50 mm de diâmetro são indicadas para uso amador ou para crianças.
No entanto, caso o seu objetivo seja visualizar sem dificuldades, o ideal são objetivas de, no mínimo, 70 mm. No que diz respeito aos espelhos, aconselha-se que eles tenham 100 mm ou mais de diâmetro.
Capacidade de ampliação
A ampliação é mais um dos aspectos de grande relevância que se deve considerar na compra dos telescópios.
Algumas empresas informam isso conforme a quantidade de vezes que a imagem é ampliada, mas às vezes a informação não é tão fiel.
O melhor é calcular manualmente, da seguinte maneira: basta multiplicar a abertura em milímetros por 2, e o resultado será a ampliação próxima à máxima que o aparelho pode chegar.
Ademais, considere as distâncias focais, tendo em mente que as maiores aumentam o objeto, mas diminuem a claridade.
Em contrapartida, as distâncias focais menores aumentam menos o objeto, mas iluminam mais a imagem.
De qualquer maneira, uma ampliação de 50 vezes já é suficiente para ver detalhes de alguns planetas e astros celestes.
FAQ
Adquirir um telescópio é uma maneira fascinante de expandir o seu conhecimento sobre o universo que nos cerca.
Além disso, não é necessário encontrar locais específicos para utilizá-lo, basta ter um espaço adequado e sem muitos obstáculos para posicionar o aparelho e começar a observar. É um produto altamente prático e versátil.
Muitas pessoas acreditam que para usar um telescópio é necessário ter um conhecimento prévio na área, mas isso não é verdade.
Atualmente, são encontrados telescópios especificamente para iniciantes que desejam aprender mais sobre o assunto.
Explorar a galáxia não requer muito conhecimento prévio e, com certeza, proporcionará boas lembranças ao longo do caminho.